quarta-feira, 9 de novembro de 2011

projeto linguangens dos signos matematicos na literatura infantil


PROJETO: dos livros literários infantis: (os três porquinhos e Pinóquio.


TITULO: Linguagem dos signos matemáticos na literatura infantil

O  LIVRO
 DE
PINÓQUIO







JUSTIFICATIVA:

O projeto Linguagem dos signos matemáticos na literatura infantil trata-se de uma reflexão a prática pedagógica da professora Paula atender á dificuldades da turma. Tendo em vista com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela matemática da construção de uma historia, fazendo uma interação entre linguagem escrita e a imagem na estruturação do texto.
Baseia-se no desenvolvimento da percepção matemática.
OBJETIVOS:
_Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo á sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação do desenvolvimento da capacidade para resolver problemas; perceber que os conceitos e procedimentos matemáticos são úteis para compreender o mundo e, compreendendo-o poder atuar melhor nele.
METODOLOGIA:
-Proporcionar aos alunos a oportunidade para interpretar e desenvolver, procurando propor interação com a matemática com o cotidiano de forma que o aluno não tenha de se limitar ao conhecimento formal das definições dos resultados e das técnicas permitindo que o conhecimento tenha sentido em questões que ele se propõe em resolver.

 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
·         Ouvir e ler historia (os três porquinhos ePinóquio).
·         Produção de textos escritos, a partir da interpretação de gráficos, e tabelas construção de gráficos e tabelas com base em informação contida no texto. Propor situações problemas envolvendo os personagens;
·         Encontrar objetos intrusos na cena.
·         Montagem e desmontagem do texto numerando
·         Circular e enumerar as palavras desconhecidas na historia
·         Marcar no texto todas as vezes que aparece o nome dos personagens e preencher a tabela.
·         Escrever as palavras desconhecidas (que foram circuladas no texto) em cartões e distribuir entre os alunos. Chamar os alunos que possuem os cartões um a um, para apontar a palavra no texto e dizer o seu significado (ver no dicionário).
·         Formas geométricas.
·         Pesquisar sobre o autor e reproduzir pequenos textos sobre á historia.
·         Formar frases com o nome dos personagens.

COMPREENDE OS RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS NA EXECUÇÃO DO PROJETO.
          -Professor e alunos
TRATA-SE DOS RECURSOS MATERIAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO. Livros literários infantis, lápis, cadernos, folha de papel sulite ,

DIZ RESPEITO À CLIENTELA; A QUEM SE DESTINA O TRABALHO.
 Alunos de 2º ano

  CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO:

Publico alvo = alunos do 2º ano
Duração = 10 dias
Horas = 2.h cada aula

Atividades
6/12/201------1º-----Ouvir e ler historias da literatura infantil (os três porquinhos) explorar o titulo, leitura oral pelo professor, troca de idéias sobre o texto.
Leitura e interpretação de dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas, tabela diagramas e gráficos) e construção dessas representações.


7/12/2010 --------2º dia
Resolver situações problemas envolvendo os personagens:
Os porquinhos construíram três casinhas. O lobo derrubou duas casinhas quantas casinhas sobraram?  

Resolução de desafios matemáticos: 
Marcar no texto todas as vezes que aparece o nome dos personagens e completar a tabela:

Porquinhos
Dona porca
Lobo mau




Mostrar com a matemática quantas vezes você marcou o nome dos personagens no texto_____________________________________
Frases matemáticas=                                                   CONTA:
8/12/2010-----3ºdia          
 Circular e enumerar as palavras desconhecidas na historia
Escrever as palavras desconhecidas (que foram circuladas no texto) em cartões e distribuir entre os alunos. Chamar os alunos que possuem os cartões um a um, para apontar a palavra no texto e dizer o seu significado (ver no dicionário)
9/12/2010----4ºdia
Escrever parágrafos em tiras de papel oficio, fora da ordem do texto. Pedir que os alunos recortem e montem o texto na seqüência correta.


10/12/2010-----5ºdia
Criação coletiva do texto estudado através de desenhos,

Atividades
13/12/201------1º-----Ouvir e ler historia da literatura infantil (do Pinóquio) explorar o titulo, leitura oral pelo professor, troca de idéias sobre o texto.
Produção de textos escritos, a partir da interpretação de gráficos, e tabelas construção de gráficos e tabelas com base em informação contida no texto

14/12/2010 -----2ºdia
Atividades:
1-Encontre cinco intrusos na cena e liste os nomes.
2-observe no texto e descubra duas estrelas iguais. E ligar os números na seqüência correta e descobrir o desenho.
15/12/2010-----3º----dia
Problemas:
1-Pinóquio tinha cinco moedas e ganhou três do seu pai com quantas moedas ele ficou?
2-Gepeto guardou cinco livros em uma caixa em que cabem nove livros. Quantos livros faltam para encher essa caixa?
3-Adivinhe números
a)     012345678910
Estou pensando em numero que representa a quantidade de narizes que eu tenho. -----------------------
b)   È maior que 10 e vale menos que uma dúzia.--------------
c)    Não é par e é maior que vinte ------------

16/13/2010
Atividades jogos dos sete erros
                                                                                                                                                                                       
Em seguida registrarão em sala de aula o que descobriu sobre o autor e, reproduzirão pequenos textos sobre a história.

 

17/12/2010


·         Conte as formas geométricas usadas para montar o boneco "Pinóquio".
  • Registre o total de peças: _________
  • Quantos...
    a) triângulos? _____________________
    b) círculos? _______________________
    c) quadrados? ____________________
    d) retângulos? ____________________
  • Quantas peças usariam para montar o...
    a) dobro de bonecos? ______________________
    b) triplo de bonecos? _______________________

                    
Certa vez um velho carpinteiro chamado Gepeto fez um boneco de madeira. Deu-lhe o nome de Pinóquio. De repente, boneco criou vida, Gepeto ficou muito feliz, pois agora tinha um filho.

Sugestões de atividades do livro











   
                                                                                                                                                                                                                           
Encontre cinco intrusos na cena

 
                                                                                                                                                                                                                          




                                                                                                  







Gepeto quer fazer de Pinóquio um menino educado. Colocou-o na escola  mais Pinóquio  fugiu e foi diverte-seno teatro de bonecos.






Qual é  a parte que completa a moeda ?




Com qual destes materiais não faz moeda de verdade.




1-ouro
2 - cristal
3-prata
4-cobre
-cristal
O dono do teatro queria ficar com o Pinóquio, mas ele chorou tanto que o homem deu-lhe umas moedas e o deixou partir.










Na volta para casa, Pinóquio encontrou dois ladrões. Apesar dos conselhos do grilo falante, seguiu com eles e foi roubado Pinóquio triste resolveu voltar para casa e obedecer ao Gepeto.










O dono do teatro queria ficar com Pinóquio, mas ele chorou tanto que o homem deu-lhe umas moedas e o deixou partir.
1-ladrão de sapato furado (  ) 2-Ladrão de gravata verde ( )
3- grilo falante ( )4- árvore ( )4- Chapéu azul ( )
6-chapéu cor de laranja( )7- Folhagem( )




















Agora responda:
1- Quem esta impedindo Pinóquio de ir com as crianças?
2-Quais dos objetos que estão em cima da carroça? R
R=

Um passarinho avisou Pinóquio que Gepeto tinha ido procurá-lo nono mar, mas, no caminho, ele encontrou umas crianças e resolveu ir com elas aos pais da alegria.






                  
Enquanto brincava, Pinóquio percebeu que estava se transformando em um burro!
                      



BOCA ()
ORELHA (  )
PATAS( )
BRAÇOS( )
PERNAS ( )
RABO ( )



Observe a bem a cena e marque com um x Quais partes do Pinóquio se parecem com esse animal?




                                           










Antes de virar a pagina descubra duas estrelinhas iguais.
Chorou arrependido, uma fada apareceu e desfez o encanto toda vez que mentir, seu nariz vai crescer.  


















Pinóquio e o grilo falante foram ate o mar Procurar Gepeto mas apareceu uma baleia e engoliu os dois .ai viram que Gepeto também ,estava dentro dela.Quando a baleia abriu a boca novamente, todos aproveitaram e fugiram!





Chegando em casa,a fada recompensou a coragem de Pinóquio ,transformando-o num menino de verdade .Pinóquio e Gepeto foram muito felizes

Ligue os pontos de 1ª17 para completar cena.Depois troque os símbolos pelas letras e descubra que tipo de animal é a baleia .




FIM



FIM
Chegando em casa,a fada recompensou a coragem de Pinóquio ,transformando-o num menino de verdade .Pinóquio e Gepeto foram muito felizes








Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o processo, através de questionamentos, produção individual e/ ou coletiva, oralidade, comprometimento e participação nas atividades propostas, será observado o aproveitamento de cada aluno respeitando sua individualidade, se o conteúdo transmitido contribuirá para assimilação de valores com referenciais de caráter e a prática de bons hábitos.




















REFERENCIAS:

Um comentário: